terça-feira, 13 de março de 2018

Semana da Leitura na Bernardino Machado

Semana da leitura 2018

A leitura foi rainha, na Biblioteca Bernardino Machado, de 5 a 9 de março, no âmbito das comemorações da 9 ª Semana da Leitura do conselho de Famalicão.
A abertura da Semana da Leitura decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e contou com a presença do escritor José Luís Vial Moutinho, que falou sobre leitura a um público constituído pelos diretores das escolas, professores e alunos, autarcas e representantes da Biblioteca Municipal, entre outros amantes da leitura.
O resto da semana decorreu na escola, começando pela leitura de contos, com especial realce para o conto de João Aguiar “Verba Volent, Scrpta Manent”, que nos conta como o Gonçalo passou a gostar de ler. Os alunos assistiram a filmes em francês. Seguiram-se fóruns de leitura, dos quais se destaca a atividade O Livro da Minha Vida, que contou com a participação das professoras Fátima Pires, Célia Sampaio e Ana Babo, bem como com a colaboração de muitos alunos que não quiseram deixar  de falar das suas leituras. Durante a atividade Famalicão a Ler, a escola parou para ler, em todos os lugares e em vários suportes. Houve dois concursos: “Quem é o escritor?” e “Qual é o Livro?”, e ainda jogos de adivinhas. O Dia Internacional da Mulher foi recordado com a exposição “Mulheres na Literatura”, na qual chamamos à atenção para grandes escritoras, e com o filme realizado pelo grupo de história, subordinado à efeméride.
A Equipa da Biblioteca surpreendeu a comunidade escolar com os Agentes Secretos da Leitura, que passaram multas literárias aos professores, encarregados de educação e auxiliares de ação educativa, por frequentarem pouco a Biblioteca!
As atividades foram encerradas com uma atividade de escrita, na qual várias turmas de 7º ano imaginaram e escreveram um novo final para o conto “Quem me Dera!”, escrito pelos alunos que frequentaram esta escola, no ano letivo antecedente.
A equipa da biblioteca agradece toda a colaboração e articulação estabelecida nesta e em todas as atividades e iniciativas da biblioteca escolar.


Sem comentários: