sexta-feira, 2 de junho de 2017

“Quem me dera!” - Conto coletivo

O desafio lançado pela Equipa do Ensino Especial, para escrevermos um conto subordinado ao tema “Integração”, foi a gota de água necessária para que a Biblioteca Bernardino Machado incentivasse o extravasar de toda a imaginação e vontade de trabalhar dos alunos de 5º, 6º, 7º anos e professores de português.
Feita a proposta aos professores, não houve mãos a medir e o projeto tornou-se imparável, uma vez que o entusiasmo aumentava a cada parágrafo escrito.
Escrever a história do Vasco, inspirada por todos os “Vascos” da escola e do mundo, não foi tarefa fácil, como não é fácil dar prosseguimento a uma história iniciada e inventada por outros. As oscilações da narrativa eram constantes, mas foram-se ajustando e articulando de forma a criar a atmosfera e a história necessárias ao desenvolvimento de valores como a solidariedade e a camaradagem, partindo sempre da nossa realidade.
Perante este contexto e o trabalho proposto, o objetivo era elencar os problemas com que os alunos se deparam, trabalhá-los e soluciona-los, tendo em conta o tema e as principais conceções que norteiam o processo de escrita.
O mundo não é perfeito, mas através da escrita conseguimos aproximá-lo da perfeição!


Sem comentários: